Com o mundo cada vez
mais globalizado e com o surgimento de novas tecnologias, o computador é
incorporado nas escolas como um instrumento pedagógico que ajuda na construção
do conhecimento tanto dos alunos quanto dos professores, desenvolvendo novas
metodologias empregadas nas aulas e com isso fazendo da prática pedagógica algo
mais encantador para as aulas administradas pelo educador. Por isso, o presente
trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância que a informática
exerce no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Consequentemente, traz uma
reflexão a respeito dos feitos que a informática nos trouxe, tanto no aspecto
positivo como velocidade e abrangência, inovação, interação, cooperação,
autonomia, ludicidade, operação multitarefa entre outros. Já no aspecto negativo
temos a identidade, privacidade, imediatismo, superficialidade, dependência,
isolamento, etc. Apesar de todos esses
aspectos negativos principalmente quanto à segurança pessoal, podemos diminuir
tomando cuidado ao entrar em sites que são protegidos e não fornecendo a nossa
identidade. Hoje podemos perceber
que uma das maiores vantagens que a informática nos trouxe foi uma solução
quase que completa, no auxílio não só nas questões relacionadas ao tempo e
espaço físico, mas também nas questões financeiras, pois facilitou o trabalho
pedagógico em um simples “click” proporcionando imagens, formatação,
alinhamento de textos, nova página, etc. Com toda essa nova
tecnologia, sabe-se que sempre foi muito complexo o caminho feito para a
transmissão de um texto, especialmente nos momentos anteriores à era digital. Conforme Belintane[i] nos
aponta no texto da Unidade 4, Elaboração e Edição de Textos, a mudança de
suportes para a produção da escrita também gera tensões e riscos. Essa tensão
pode ser percebida na introdução de novos suportes desde a criação do alfabeto:
da passagem do uso do livro em rolo da antiguidade para o códice manuscrito
(organizado já de modo similar a um caderno), e daí para a imprensa, na qual o
livro se estrutura com capa, índice, capítulos, paginação etc. Em cada momento,
novas possibilidades são agregadas e outras perdidas.As Novas Tecnologias
consagram uma era digital que se materializa no enredamento das atuais maneiras
de trabalho que desafiam os educadores à renovação de sua prática profissional.
O avanço tecnológico produz mudanças expressivas no modo de atuar e constituem
um recente conjunto de experiências enquanto processo de ensino-aprendizagem
com essas novas tecnologias desafiando-nos a repensar a nossa prática docente
neste início de século. Portanto, encerro este
trabalho compartilhando com a conclusão do texto da Unidade 4 estudada,
Elaboração e Edição de Texto[ii] “Trabalhamos
todos estes aspectos, sempre procurando, dentro do possível, fazer a relação
entre os conteúdos técnicos, as tarefas realizadas e a prática profissional” e
com isso procurar usar esta ferramenta tão importante para nós, profissionais
da educação.
[i]CLAUDEMIR BELINTANE. As
novas tecnologias: o cyberaluno. Revista Viver,
(n. 6, 2006. Coleção Memória da
Pedagogia). p. 87-98.
[ii]
RAMOS;
EDLA MARIA FAUST, Mônica, Faust Ramos e Leda Maria Rangearo
Fiorentini; Elaboração e Edição de
Textos; Unidade 4; p.110-132; Ministério Da Educação - Secretaria De Educação Básica - Programa
Nacional De Formação Continuada Em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado
Introdução À Educação Digital - Guia do Cursista; ; 2013; 1ª edição; p.131.
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