quarta-feira, 30 de julho de 2014

A PRODUÇÃO TEXTUAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS



                        Com o mundo cada vez mais globalizado e com o surgimento de novas tecnologias, o computador é incorporado nas escolas como um instrumento pedagógico que ajuda na construção do conhecimento tanto dos alunos quanto dos professores, desenvolvendo novas metodologias empregadas nas aulas e com isso fazendo da prática pedagógica algo mais encantador para as aulas administradas pelo educador.  Por isso, o presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância que a informática exerce no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Consequentemente, traz uma reflexão a respeito dos feitos que a informática nos trouxe, tanto no aspecto positivo como velocidade e abrangência, inovação, interação, cooperação, autonomia, ludicidade, operação multitarefa entre outros. Já no aspecto negativo temos a identidade, privacidade, imediatismo, superficialidade, dependência, isolamento, etc. Apesar de todos esses aspectos negativos principalmente quanto à segurança pessoal, podemos diminuir tomando cuidado ao entrar em sites que são protegidos e não fornecendo a nossa identidade. Hoje podemos perceber que uma das maiores vantagens que a informática nos trouxe foi uma solução quase que completa, no auxílio não só nas questões relacionadas ao tempo e espaço físico, mas também nas questões financeiras, pois facilitou o trabalho pedagógico em um simples “click” proporcionando imagens, formatação, alinhamento de textos, nova página, etc. Com toda essa nova tecnologia, sabe-se que sempre foi muito complexo o caminho feito para a transmissão de um texto, especialmente nos momentos anteriores à era digital.  Conforme Belintane[i] nos aponta no texto da Unidade 4, Elaboração e Edição de Textos, a mudança de suportes para a produção da escrita também gera tensões e riscos. Essa tensão pode ser percebida na introdução de novos suportes desde a criação do alfabeto: da passagem do uso do livro em rolo da antiguidade para o códice manuscrito (organizado já de modo similar a um caderno), e daí para a imprensa, na qual o livro se estrutura com capa, índice, capítulos, paginação etc. Em cada momento, novas possibilidades são agregadas e outras perdidas.As Novas Tecnologias consagram uma era digital que se materializa no enredamento das atuais maneiras de trabalho que desafiam os educadores à renovação de sua prática profissional. O avanço tecnológico produz mudanças expressivas no modo de atuar e constituem um recente conjunto de experiências enquanto processo de ensino-aprendizagem com essas novas tecnologias desafiando-nos a repensar a nossa prática docente neste início de século. Portanto, encerro este trabalho compartilhando com a conclusão do texto da Unidade 4 estudada, Elaboração e Edição de Texto[ii] “Trabalhamos todos estes aspectos, sempre procurando, dentro do possível, fazer a relação entre os conteúdos técnicos, as tarefas realizadas e a prática profissional” e com isso procurar usar esta ferramenta tão importante para nós, profissionais da educação.



[i]CLAUDEMIR BELINTANE. As novas tecnologias: o cyberaluno. Revista Viver, (n. 6,  2006. Coleção Memória da Pedagogia). p. 87-98.
[ii] RAMOS;  EDLA MARIA FAUST, Mônica, Faust Ramos e Leda Maria Rangearo Fiorentini; Elaboração e Edição de Textos; Unidade 4; p.110-132; Ministério Da Educação - Secretaria De Educação Básica - Programa Nacional De Formação Continuada Em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado Introdução À Educação Digital - Guia do Cursista; ; 2013; 1ª edição; p.131.

Nenhum comentário:

Postar um comentário