domingo, 24 de agosto de 2014

Conceitos Relevantes

Projeto de aprendizagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O projeto de aprendizagem é uma pedagogia construtivista que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas.
Quando podemos ver que o aluno tem algo a oferecer, vemos que este conhecimento prévio pode e deve interagir com o desconhecido, e assim apropriar-se dos conhecimentos específicos referentes a escola.

O que é

"Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz". (Léa Fagundes, Aprendizes do Futuro)
Nos projetos de aprendizagem as dúvidas e interesses do aluno irão gerar o próprio projeto, pois haverá por parte dele interesse em resolver as suas dúvidas.
Definido por Hernández(1998) como "Projetos de Trabalho",os projetos de aprendizagem oportunizam uma maior interação entre professor e aluno,visto que constroi um universo de ações diversificadas que permitem a participação ativa do aluno. Ao longo do trabalho por projetos, o professor desempenha o papel de mediador. Nesse sentido, sua postura de detentor único do saber não existe mais.

Metodologia

Os projetos de aprendizagem são desenvolvidos conforme etapas sistemáticas, cada uma delas produzindo conteúdos para serem utilizados pela próxima, de modo que todas elas são interconectadas.
A primeira etapa é a de identificação da questão de investigação. É necessário que os alunos livremente possam expressar questões sem que se preocupem em ser julgados ou inibidos de alguma forma. É a fase onde o aluno expõe problemas que de certa forma instigam-no a caminho da solução.
A segunda etapa é a identificação da relevância das questões levantadas para investigação. Para tal, é necessário que haja uma forma de os alunos avaliarem seus interesses nas questões levantadas e para isto uma votação é necessária. Durante esta etapa, o professor poderá identificar as questões mais relevantes (votadas) e ir fechando as votações, para que outras questões sejam avaliadas. À medida que houver a visibilidade de quais questões estão sendo escolhidas, o professor poderá optar por trabalhar com várias questões de investigação, de modo que abranja todos os alunos e interesses.


Tecnologias digitais no auxílio dos Projetos de Aprendizagem

Nos Projetos auxiliados pela Tecnologia Digital a informática dá uma nova dinâmica a este novo modelo de educação. Ela facilita a interação e a participação ativa dos alunos, uma vez que eles podem elaborar seus Projetos em grupos on-line, ou seja, permanentemente conectados. Seus conteúdos, bem como a sua constante atualização é feita instantaneamente e fica disponível para quem desejar acessar tal matéria. O uso de softwares livres, os ambientes virtuais de aprendizagem,como o Moodle, o Açai,o Teleduc, AProAp, etc, são ferramentas disponíveis neste sentido que possibilitam, facilitam e enriquecem o trabalho de projetos de aprendizagem. Nestes casos a participação é assíncrona, não instantânea.


 http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_de_aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário