Em uma
sociedade letrada os alunos se interagem com a linguagem escrita, percebendo
sua utilização, características e modalidades, muito antes de seu acesso na
escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado.
Apesar das transformações ocorridas ao longo
dos séculos, poucas mudanças ocorreram, mas com a entrada do novo milênio as
tecnologias de informação e comunicação – TIC trouxeram novas contribuições à
produção da escrita e também a leitura prazerosa apontando novos horizontes
para a formação de uma sociedade de leitores e escritores.
Por trata-se de uma nova
forma de interação, a incorporação desses recursos à educação no contexto da educação digital, se pretende
promover uma reflexão sobre a leitura e
escrita mediada pelas tecnologias
digitais.
Um dos aspectos que considero importante na leitura
e escrita digital são a praticidade e rapidez com o qual pode produzir um
texto, uma tarefa, um quadro, fazer uma pesquisa, etc... e também, apagar com
facilidade o que se escreveu e não gostou ou erro cometidos no texto sem deixar
rasuras, ganhando agilidade nas suas tarefas, enfim, são inúmeras vantagens.
Como todo processo há as perdas e vejo como tal a disseminação
do plágio, o famoso copiar/colar e como conseqüência nem lêem aquela atividade
que estão copiando, portanto não há reflexão do assunto estudado.
O
computador é um instrumento essencial na educação com potencialidade para modificar
o sistema social em que o indivíduo está inserido, mas desde que seja de forma
responsável garantindo uma educação de qualidade, usando esta tecnologia como
mais uma ferramenta, um suporte para auxiliar no processo ensino/aprendizagem.
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