domingo, 24 de agosto de 2014

REFLETINDO SOBRE LEITURA E ESCRITA DIGITAL


Em uma sociedade letrada os alunos se interagem com a linguagem escrita, percebendo sua utilização, características e modalidades, muito antes de seu acesso na escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado.
 Apesar das transformações ocorridas ao longo dos séculos, poucas mudanças ocorreram, mas com a entrada do novo milênio as tecnologias de informação e comunicação – TIC trouxeram novas contribuições à produção da escrita e também a leitura prazerosa apontando novos horizontes para a formação de uma sociedade de leitores e escritores.
Por trata-se de uma nova forma de interação, a incorporação desses recursos à educação no contexto da educação digital, se pretende promover uma reflexão  sobre a leitura e escrita  mediada pelas tecnologias digitais.
Um dos aspectos que considero importante na leitura e escrita digital são a praticidade e rapidez com  o qual pode produzir um texto, uma tarefa, um quadro, fazer uma pesquisa, etc... e também, apagar com facilidade o que se escreveu e não gostou ou erro cometidos no texto sem deixar rasuras, ganhando agilidade nas suas tarefas, enfim, são inúmeras vantagens.
Como todo processo há as perdas e vejo como tal a disseminação do plágio, o famoso copiar/colar e como conseqüência nem lêem aquela atividade que estão copiando, portanto não há reflexão do assunto estudado.
O computador é um instrumento essencial na educação com potencialidade para modificar o sistema social em que o indivíduo está inserido, mas desde que seja de forma responsável garantindo uma educação de qualidade, usando esta tecnologia como mais uma ferramenta, um suporte para auxiliar no processo ensino/aprendizagem.


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